“Acordo político entre UE e Japão na área do comércio é uma grande oportunidade, mas aprovação final depende de condições claras"

 

Pedro Silva Pereira, relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão, fez as seguintes declarações na sequência do acordo político anunciado hoje na cimeira bilateral em Bruxelas:

 

“Este acordo político entre duas das maiores potências económicas mundiais é uma notícia muito positiva. O acordo é uma grande oportunidade para a economia europeia, incluindo a portuguesa, e é uma mensagem forte contra o protecionismo e a favor de um comércio aberto, mais justo e regulado. Este anúncio político não é, contudo, o fim do caminho. Há questões importantes ainda em aberto e as negociações irão continuar a nível técnico durante alguns meses.”

 

O deputado socialista acrescentou: “Enquanto relator continuarei a exigir mais informação e transparência, a começar pela divulgação do mandato negocial por parte do Conselho. O acordo final deve salvaguardar os nossos valores e elevados padrões no plano ambiental, social e laboral, no quadro de um capítulo forte sobre desenvolvimento sustentável. O antigo sistema privado de resolução de litígios entre os investidores e os Estado (ISDS) também não é aceitável para o Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D).” 

                                                                      

O deputado concluiu afirmando: “O Parlamento Europeu, e o Grupo S&D em particular, estarão vigilantes até ao fim das negociações. Aprovaremos o acordo final apenas se este for, como esperamos, ambicioso, equilibrado, fiel aos nossos valores e se trouxer benefícios reais para as empresas e cidadãos.”

 

Mais de 600 mil postos de trabalho na União dependem das exportações para o Japão e este número deverá aumentar com um acordo comercial. O acordo com o Japão irá eliminar praticamente todas as tarifas aduaneiras, cujos custos se elevam hoje a mais de mil milhões de euros por ano.