Pedro Silva Pereira viu hoje aprovada por larga maioria no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a sua proposta de ratificação do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Japão - o maior acordo comercial de sempre. A proposta foi aprovada com 474 votos a favor, 152 contra e 40 abstenções, o que corresponde a 71% de votos favoráveis.

O deputado português, Relator Permanente do Parlamento Europeu para este acordo, viu também aprovada, por maioria igualmente expressiva, a sua proposta de resolução em que o Parlamento Europeu adota várias mensagens importantes em matéria de comércio internacional e apela a ambas as partes para garantirem uma eficaz implementação do acordo de modo a maximizar os seus benefícios para as empresas e para os cidadãos.

“A aprovação do acordo comercial UE-Japão é uma ótima notícia para a economia europeia, incluindo a portuguesa, e é uma mensagem clara contra o protecionismo. Em vez de uma guerra comercial sem vencedores, este acordo mostra que pode e deve construir-se uma globalização mais inclusiva e regulada, assente em acordos comerciais que promovam o desenvolvimento sustentável e garantam elevados padrões de proteção ambiental e social, bem como de segurança alimentar e de direitos dos consumidores”, disse Pedro Silva Pereira logo a seguir à votação do seu relatório. E acrescentou: “O acordo é uma excelente oportunidade para as exportações portuguesas, em especial no setor agroalimentar. Além de salvaguardar as indicações geográficas mais importantes para a nossa agricultura, o vinho português, por exemplo, vai beneficiar da eliminação da atual tarifa de 15% que o Japão aplica à entrada no mercado japonês. O vinho português exportado para o Japão ficará, assim, 15% mais barato de um dia para o outro. Outros produtos e sectores tradicionais de exportação podem também beneficiar bastante. É, sem dúvida, um bom acordo. Oxalá a economia portuguesa e as nossas empresas o saibam aproveitar.”

 

Mais informações:

Comunicado de imprensa do Parlamento Europeu