Vila Real vai ser a primeira cidade do país a receber a digressão do Parlamento Europeu. Entre 23 e 25 de abril, os vila-realenses vão ter o “Parlamento Europeu à sua porta”, numa estrutura móvel que vai ficar instalada na Praça do Município, aberta a todos os cidadãos que a queiram visitar.

Aqui, vamos responder a todas as dúvidas e curiosidades das pessoas: como e por quem são representados os portugueses no Parlamento Europeu? Como funcionam as votações no Parlamento e o que defende cada eurodeputado? De que forma podem os cidadãos garantir que a sua voz e as suas ideias para o futuro da Europa são ouvidas?

Não vamos responder apenas através de palavras. Esta estrutura vai ter espaço para conversas e debates, mas também para tecnologia interativa, atividades ao vivo, momentos musicais, workshops e até uma experiência de realidade virtual imersiva. O que queremos é que este seja, de facto, um espaço para pessoas de todas as idades, desde jovens estudantes do ensino básico ou da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a pais e avós que nos visitem com as suas famílias. Porque se acreditamos que as pessoas se devem interessar, conhecer as instituições europeias e como funcionam, para poderem votar e participar no projeto europeu de forma informada, sabemos também que é dever desta instituição dar-se a conhecer, ir ao encontro dos cidadãos e mostrar que está disponível para os ouvir e para aprender com eles.

Os 705 deputados ao Parlamento Europeu, entre os quais 21 portugueses, são diretamente eleitos pelos cidadãos. Por isso têm a missão de trabalhar de forma próxima e de explicar claramente as decisões que tomam, a forma como votam e o que defendem para o futuro da Europa.

Aliás, os cidadãos que têm participado na Conferência sobre o Futuro da Europa têm pedido, precisamente, um projeto europeu mais próximo, mais democrático, e mais eficiente no futuro. Mais focado na educação para os valores europeus, na pedagogia sobre a cidadania europeia e na disponibilização de informação às pessoas, mas também com mais e melhores mecanismos de participação dos cidadãos e com um Parlamento Europeu de poderes reforçados.

É também para responder a essa vontade que começamos esta digressão em Vila Real, passando depois pelas cidades de Viseu, Coimbra, Évora, Braga, Porto e Portimão, até junho. Por isso convido todos os vila-realenses a juntarem-se a nós e a aproveitarem esta oportunidade para saberem mais sobre a União Europeia e sobre como beneficia esta região.