Na discussão que decorreu no Parlamento Europeu em Estrasburgo, Pedro Silva Pereira destacou a importância da primeira Cimeira Humanitária Mundial das Nações Unidas, que irá ter lugar em Istambul, nos dias 23 e 24 de maio. O eurodeputado socialista sublinhou que nesta Cimeira a comunidade internacional tem a obrigação de desenvolver soluções concretas para os desafios que sobrecarregam o atual sistema de ajuda humanitária, confrontado com milhões de pessoas afetadas por conflitos e catástrofes naturais.

Na sua intervenção, Pedro Silva Pereira, membro da Comissão do Desenvolvimento do Parlamento Europeu, começou por alertar para os muitos dramas humanitários que ocorrem em todo o mundo, incluindo o drama dos refugiados na Europa, e chamou a atenção para o facto de 125 milhões de pessoas necessitarem hoje de ajuda humanitária. Tendo em conta esta conjuntura crítica no sistema humanitário, o eurodeputado socialista apelou a uma responsabilidade partilhada de todos os países e a uma mobilização de meios e recursos à altura deste desafio global.

Pedro Silva Pereira sublinhou ainda que é preciso uma liderança da União Europeia neste processo de reforço do sistema humanitário internacional e que a União deve ser a primeira a dar o exemplo com a sua ação humanitária. O eurodeputado defendeu, também, a ideia de um roteiro de 5 anos para a implementação dos compromissos concretos que vão ser assumidos em Istambul, bem como um aumento substancial da ajuda financeira humanitária como única forma de honrar a dignidade da pessoa humana.

O Parlamento Europeu adotou uma posição sobre os desafios e as oportunidades para a ajuda humanitária em dezembro de 2015 e uma resolução sobre ataques a hospitais e escolas como violações do Direito Internacional humanitário no passado mês de abril. Uma delegação de eurodeputados vai estar presente nesta Cimeira sobre Ajuda Humanitária, que contará com a presença de cerca de 5 mil pessoas, incluindo muitos representantes de organizações não governamentais.

 

InfoEuropa nº433