Pedro Silva Pereira participou, de 18 a 24 de setembro, na missão de trabalho da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu à Austrália e Nova Zelândia na qualidade de relator sombra dos Socialistas e Democratas.

O eurodeputado reuniu-se com diversos responsáveis governamentais, parlamentares e representantes da sociedade civil, como associações empresariais e sindicatos, para ouvir e debater sobre o futuro das negociações comerciais com a Austrália (próxima ronda em outubro) e sobre o acordo com a Nova Zelândia (concluído no final de junho).

Durante os vários encontros, Pedro Silva Pereira sublinhou a importância de acordos comerciais economicamente equilibrados, acautelando devidamente produtos agrícolas sensíveis, com suficiente proteção das indicações geográficas europeias e com compromissos de desenvolvimento sustentável fortes e ambiciosos.

Pedro Silva Pereira, que tem vindo a defender ao longo dos anos o recurso a sanções comerciais em caso de violações sérias dos principais compromissos de sustentabilidade, declarou: “É uma grande vitória! O acordo comercial com a Nova Zelândia é o primeiro a prever a possibilidade de sanções, como último recurso, em caso de violações graves dos princípios laborais fundamentais ou do Acordo de Paris. Exigimos a integração desta nova abordagem no futuro acordo com a Austrália.”