Pedro Silva Pereira passou a integrar, como membro efetivo, a Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu, ocupando o lugar deixado vago pela ex-eurodeputada e agora vice-governadora do Banco de Portugal Elisa Ferreira. 

A comissão ECON ocupa-se de temas particularmente importantes para o futuro da União Europeia, tais como a governação económica e a aplicação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento e do chamado “semestre europeu”, o acompanhamento e escrutínio da política monetária seguida pelo BCE, a construção da União Bancária e a regulação dos mercados financeiros, a política de concorrência ou ainda certas matérias fiscais. São múltiplos os desafios que se colocam neste âmbito, designadamente a necessidade de completar a União Bancária, dotando-a de um seguro de depósitos europeu, a criação de uma União dos Mercados de Capitais, a aprovação de um orçamento para a zona Euro com capacidade para fazer face a choques exógenos e compensar as assimetrias existentes entre Estados-membros, bem como a adoção de medidas no sentido de uma maior harmonização fiscal no seio da União Europeia. Estes desafios são ainda potenciados pelo resultado do referendo no Reino Unido, atendendo às graves implicações económicas e financeiras que daí advêm. 

A par da ECON, Pedro Silva Pereira continua a ocupar a vice-presidência da Comissão de Assuntos Constitucionais e a integrar, como suplente, a Comissão de Comércio Internacional, onde é relator permanente para as negociações comerciais entre a União Europeia e o Japão.