"Flexibilidade. Esta é a palavra chave para responder às incertezas e às ondas de choque que estão a atingir a economia europeia. Uma economia duramente atingida pela guerra, quando ainda dava os primeiros passos no processo de recuperação e iniciava o seu programa de investimentos", afirmou Pedro Silva Pereira por ocasião do debate sobre a execução do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu recordou que "foi com flexibilidade na política monetária que o BCE respondeu logo aos primeiros sinais de turbulência nos mercados de dívida soberana, depois dos efeitos negativos das suas medidas de combate à inflação”, acrescentando que “flexibilidade será também necessária na execução dos planos de recuperação para responder à situação nova criada pela inflação”.

"O mundo mudou, e a subida da inflação altera radicalmente as condições económicas e financeiras dos planos de recuperação, o que implica também alterar metas, e calendário", alertou o eurodeputado português.

"Que não seja por falta de flexibilidade que a Europa falha nos seus planos de recuperação e relançamento da economia europeia", concluiu.