A resposta do PSD à derrota nas eleições autárquicas do passado Domingo mostra que Passos Coelho está decidido a converter o seu célebre “que se lixem as eleições” numa nova e arrogante máxima: “que se lixem os eleitores”. Um erro grave, que o PSD pagará caro.

Entendamo-nos: é louvável, sobretudo em situações de grande exigência, que um primeiro-ministro governe com os olhos postos num horizonte mais longínquo do que o ciclo eleitoral e até que o faça com o desprendimento suficiente para desconsiderar as sondagens e pôr o interesse do País acima do interesse partidário. Coisa distinta, porém, é pretender governar em democracia como se as eleições fossem indiferentes. O insuperável desprezo que Passos Coelho revelou desde o início pelos compromissos eleitorais que assumiu com os portugueses foi o primeiro sinal de que não reconhece no mandato concedido democraticamente pelos cidadãos qualquer significado conformador da orientação governativa - como se fosse um mandato vazio de conteúdo ou um "cheque em branco". De certo modo, Passos Coelho parece partilhar ainda a visão pré-democrática, própria do Governo representativo clássico, em que a escolha eleitoral, anterior aos partidos como forma de organização programática da vontade popular, se resumia a um acto puramente designativo, de mera selecção dos governantes, fundando um mandato livre ou representativo porque desprovido de escolhas substantivas e isento de compromissos de política. Agora, confrontado com uma expressiva derrota eleitoral, a sua atitude de ignorar, senão mesmo de hostilizar, os eleitores que votaram de modo a expressar o seu descontentamento é filha da mesma falta de cultura democrática.

Quando a Comissão Política do PSD se reuniu na passada terça-feira para analisar os resultados eleitorais - por entre muita gritaria e insultos, ao que rezam as crónicas - Passos Coelho, num revelador sinal dos tempos, resolveu confiar ao inefável Marco António a tarefa de falar aos jornalistas. O resultado não surpreendeu: muitos recados para dentro do partido, nenhuma mensagem para o País. Incapaz de produzir qualquer inflexão na leitura dos resultados deixada pela catastrófica comunicação política da noite eleitoral, a direcção do PSD entreteve-se a discutir a magna questão do poder interno e os apelos à abertura massiva de processos disciplinares. Para os eleitores, nada. Nem disposição de corrigir o necessário, nem reconhecimento sequer da necessidade de explicar melhor as medidas governativas ou qualquer outro sinal, por remoto que fosse, de ter compreendido ou tentado compreender o que os portugueses disseram com o seu voto. Até mesmo os óbvios desafios colocados aos partidos políticos pelo fenómeno das candidaturas ditas "independentes" - que implicaram para o PSD a perda de tantas câmaras importantes - não terão motivado qualquer reflexão digna de nota. Ao que parece, nada disso importa. O único ponto sobre o qual Marco António, em nome da direcção do PSD, julgou necessário pronunciar-se foi o seu tema favorito de sempre: se deve haver eleições no partido ou no País. Sendo a resposta negativa quanto a uma e a outra coisa, o caso está, para a direcção do PSD, encerrado: segue-se a tomada de posse dos presidentes de câmara e, logo depois, a aprovação de mais um violento pacote de austeridade no Orçamento para 2014. Se os cidadãos não estão de acordo, azar o deles. Que se lixem os eleitores!

É a isto que se chama, como sentenciou com raro sentido da oportunidade o Presidente da República, recusar qualquer "leitura nacional" das eleições autárquicas. O problema é que, com resultados tão expressivos, a "leitura nacional" das eleições autárquicas não depende da autorização de ninguém: impõe-se por si própria. Recusar essa evidência é entrar num jogo perigoso de faz-de-conta, fingindo que nada aconteceu. E obrigar a democracia a falar mais alto para se fazer ouvir. 

 

Artigo publicado no Diário Económico