Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, deu as boas-vindas ao Primeiro-Ministro do Estado da Palestina, Mohammad Shtayyeh, em nome do Presidente, David Sassoli. O Vice-Presidente e o Primeiro-Ministro mantiveram uma reunião de uma hora em que tiveram oportunidade de debater a situação na região e de trocar impressões sobre as relações entre a União Europeia e a Palestina.

As contribuições significativas que a União atualmente dá e tem dado à Palestina nas últimas décadas foram um dos temas de discussão. Estas contribuições foram relevantes não só no financiamento da UE da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), mas também através da ajuda externa direta, tornando a UE o maior contribuinte direto de assistência à Palestina.

Os recentes anúncios do Governo israelita para a construção de mais de 1.300 unidades de habitação em colonatos israelitas no território palestino ocupado e o concurso para a construção de 83 unidades adicionais em Givat Hamatos, em Jerusalém Oriental, também foram discutidos. Pedro Silva Pereira lembrou que o Parlamento Europeu partilha a posição da Comissão Europeia sobre este assunto, que ainda recentemente “apelou ao Governo de Israel para suspender a construção de colonatos e a não prosseguir com os concursos anunciados”.

Como o Vice-Presidente sublinhou, o Parlamento Europeu há muito tempo que defende a resolução pacífica do conflito entre Israel e Palestina, defendendo “uma solução negociada de dois Estados, baseada na Linha Verde de 1967, com trocas equivalentes de terras, como mútuo acordo entre as partes, com o Estado de Israel e um Estado da Palestina independente, democrático, contíguo, soberano e viável, vivendo lado a lado em paz, segurança e reconhecimento mútuo”. A União Europeia continuará a ser um ator empenhado na região, contando para o efeito com o importante contributo do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que tem repetidamente alertado para a necessidade de garantir a defesa e o respeito pelos direitos humanos. O vice-presidente Silva Pereira expressou o seu desejo político de que as autoridades israelitas respeitem os acordos assinados entre Israel e a Palestina, e que têm o reconhecimento da comunidade internacional.

No final da reunião, também foi discutida a situação democrática na Palestina, tendo o Vice-Presidente Silva Pereira sublinhado a necessidade de estabilidade democrática na região, garantindo um processo eleitoral transparente e legítimo logo que seja possível.