Pedro Silva Pereira participou numa reunião com deputados japoneses, nos passados dias 12 e 13 de julho em Estrasburgo, que passou em revista os principais temas de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Japão, em especial as áreas da segurança e defesa, energia, alterações climáticas, transição digital e a implementação do acordo comercial, que entrou em vigor em fevereiro de 2019. Esta reunião interparlamentar coincidiu com a Cimeira anual UE-Japão em Bruxelas.

Pedro Silva Pereira, relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial UE-Japão na legislatura anterior, sublinhou o papel importante deste acordo no aumento dos fluxos comerciais, na promoção de um comércio sustentável, bem como enquanto pilar para um diálogo estratégico sobre questões de segurança económica.

O eurodeputado notou que o acordo comercial é um exemplo de implementação bem-sucedida, nomeadamente na proteção das indicações geográficas europeias, e que o acordo tem gerado ganhos mútuos, incluindo para os vinhos europeus, sendo que, em 2022, os fluxos bilaterais de comércio aumentaram 13%.

A UE e o Japão devem, no entanto, reforçar a implementação dos compromissos do acordo em termos de contratos públicos e medidas sanitárias e fitossanitárias, trazendo mais oportunidades para pequenas e médias empresas europeias. Pedro Silva Pereira espera, ainda, que as atuais negociações sobre fluxos transfronteiriços de dados se concluam em breve.

Por fim, de acordo com o novo plano da UE para reforçar o respeito das normas laborais e ambientais nos acordos comerciais, o eurodeputado socialista apelou a que a UE e o Japão introduzam um número de elementos inovadores na implementação do acordo comercial que tornem o comércio mais ecológico, mais justo e mais sustentável, para benefício dos cidadãos e do crescimento sustentável das duas economias.