"Chegou a hora de uma mudança de rumo na política monetária". Foi com estas palavras que Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, pediu a Christine Lagarde boas notícias do BCE "mais cedo do que tarde".

No debate que ocorreu na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na passada segunda-feira, Pedro Silva Pereira sublinhou as dificuldades que o BCE tem tido em compreender a natureza da atual inflação e, consequentemente, em prever a sua evolução. A este propósito, recordou que, "em apenas três meses, entre Setembro e Dezembro de 2023, o BCE teve de rever em baixa a sua previsão de inflação para este ano de 3,2 para 2,7%. Ainda assim, apesar das suas previsões pessimistas, o BCE estima agora uma inflação de 2,1% para 2025 e de apenas 1,9% para 2026, valores já em linha com a meta de médio-prazo prevista no seu mandato".

Para Pedro Silva Pereira, estes dados justificam claramente a uma mudança de rumo. "O BCE diz que precisa de estar confortável com a sustentabilidade da descida da inflação, mas não há nada mais desconfortável para os Estados-Membros, para as empresas e para as famílias do que uma política monetária que prejudica a economia mais do que o necessário".