Pedro Silva Pereira participou numa delegação da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu a Dublin e Belfast, nos passados 12 e 13 de outubro. O eurodeputado, relator para o Acordo do Brexit, reuniu-se com autoridades irlandesas, representantes de grupos políticos da Irlanda do Norte, incluindo o presidente da Assembleia da Irlanda do Norte, assim como empresas e agentes da sociedade civil para trocar pontos de vista sobre a implementação do acordo de comércio e cooperação UE-Reino Unido, em vigor desde 2021, e do acordo-quadro de Windsor de 2023, que abre um novo capítulo na parceria com o Reino Unido.

Após a missão, Pedro Silva Pereira notou que as relações com o Reino Unido e as regras comerciais específicas para a Irlanda do Norte melhoraram significativamente com o acordo-quadro de Windsor, facilitando a vida de cidadãos e empresas na Irlanda do Norte. Pedro Silva Pereira lamentou, no entanto, o bloqueio político vivido na Irlanda do Norte, devido ao boicote do Partido Unionista Democrático ao funcionamento do Governo e do Parlamento. O eurodeputado sublinhou, ainda, que a delegação mostrou o seu compromisso com a paz, a reconciliação e a prosperidade na Irlanda do Norte.

O Parlamento Europeu irá votar o seu relatório sobre a implementação do acordo de comércio e cooperação com o Reino Unido na sessão plenária de novembro em Estrasburgo.