Pedro Silva Pereira considera que "o atual Quadro Financeiro Plurianual europeu já não chega para responder às consequências de crises imprevistas como a pandemia,  a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia ou para fazer face aos crescentes desafios de autonomia estratégica e das transições verde e digital".

Intervindo na sessão plenária, que se reuniu em Estrasburgo, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu saudou a proposta da Comissão para ao reforço intercalar do orçamento plurianual mas considerou que esta "não dá resposta a todas as necessidades". "Precisamos de uma revisão mais ambiciosa, mas também mais flexível", afirmou.

O Eurodeputado português destacou a proposta do Parlamento Europeu que prevê um reforço orçamental adicional de 10 mil milhões de euros e "que permite responder melhor às necessidades de financiamento sem prejudicar prioridades fundamentais como as políticas de coesão".

"Confiamos agora que a presidência espanhola tudo fará para obter no Conselho a vontade política necessária para obter um bom acordo e um acordo rápido que possa entrar em vigor já no início de 2024", concluiu.