Pedro Silva Pereira participou, este fim de semana, em Estrasburgo, na segunda reunião do plenário da Conferência Sobre o Futuro da Europa. O Plenário da Conferência fez uma primeira avaliação do trabalho realizado durante as primeiras reuniões dos Painéis de Cidadãos e das propostas decorrentes do Evento Europeu da Juventude, e da Plataforma Digital Multilingue.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, afirmou que a Conferência "é um importante exercício de democracia participativa" afirmando que "o nosso dever é o fazer ainda mais para termos mais participação dos cidadãos e é também levar a sério aquilo que os cidadãos nos estão a dizer".

"Há três mensagens principais que podemos já identificar: é preciso melhorar a democracia europeia; melhorar os processos de decisão e precisamos de políticas europeias para uma Europa mais justa.", afirmou o Eurodeputado Português.

"Depois de duas crises que agravaram as desigualdades na Europa, os cidadãos pedem-nos uma Europa mais justa. E é uma Europa mais justa que precisamos de construir", concluiu.

 

Nota: Pedro Silva Pereira é um dos três eurodeputados portugueses que integram este que é o maior exercício de democracia participativa alguma vez organizado na UE. Os debates poderão ser acompanhados online, na página da Conferência: https://futureu.europa.eu/.